quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Onda do facebook...

Gente, o que é essa coisa de facebook!? esses joguinhos on line que você interage com outras pessoas em tempo real!? que você vai ganhando pontos, status, prêmios, dinheiro e até empregados!?


Tenho conta no facebook há algum tempo, mas sempre tive dificuldade de mexer nas ferramentas dele, até que numa bela noite - naquelas que você tem tanta coisa para fazer que prefere jogar tudo pro alto e fazer qualquer coisa inútil! - entro no meu perfil e vejo uns anúncios do farmville.... curiosa que sou, fui ver o que era, comecei a jogar, peguei um pedacinho de terra aqui, plantei uns moranguinhos ali, visitei a fazenda de alguns amigos e quando menos dei por mim percebi que já tinha passado horas jogando, minha plantação já estava bem grandinha, já estava vendendo frutas, ganhei uns pontinhos, uns presentinhos, estava ajudando os amigos, enfim, era uma "fazendeira cuidadosa"!


Agora estou montando meu restaurante, comecei empregando duas amigas e arrumando a decoração, o problema é que agora não tenho dinheiro para comprar alimento para o cardápio. Moral da história: tenho que fazer escambos com as amigas para manter meu empreendimento!

O pano de fundo é bem simples, uma comunidade virtual mantida pela reciprocidade entre os membros. A questão maior é o fato de que o usuário se vê obrigado a conectar-se diariamente ao programa para manter-se no jogo, caso passe um dia sem entrar, perde pontos ou, até mesmo, morre de fome...

O entretenimento pode ser viciante...

Tentativas de reprodução da própria imagem/identidade no mundo virtual........Você já pensou quantos avatares seus já foram feitos? quantas enquetes sobre sua personalidade você já teve que responder? quantas auto-definições (ou afirmações) sobre você mesmo estão nos seus perfis? Quantas regras de uso teve que aceitar?



Passei a semana pensando em me orkutsuicidar tb...




2 comentários:

Thayane disse...

Então tenho que dizer que sair do orkut acaba sendo um alívio, porém perde-se muito das coisas simples dele. bem, não farei defesas e também não serem contra nada minha amiga.
Mas resumindo, talvez não tenhamos tanta necessidade quanto eles querem que tenhamos.

beijocas

Walker disse...

orkut é coisa do Demo!